ATENDIMENTO:
SEG À QUI 12H ÀS 18H E SEX 07H30 ÀS 13H30

Logo do E-SIC InformativosPrograma de Educação Continuada

Notícias

CFO reforça posicionamento contra estágio na modalidade EaD em Nota Pública do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde

CFO reforça posicionamento contra estágio na modalidade EaD em Nota Pública do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) reforçou seu posicionamento contra a Portaria MEC 544/2020, por meio de Nota Pública do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS). A manifestação conjunta foi assinada pelos 14 conselhos profissionais da saúde, o que inclui o CFO, ratificando assim, a mobilização contra a normativa que permite a substituição de estágios presenciais e atividades práticas que exigem o uso de laboratório e a substituição das aulas presenciais por aulas online de cursos superiores, neste período de pandemia.

A argumentação técnica foi fundamentada pela Comissão de Educação do FCFAS, a qual o CFO integra. A Nota Pública é incisiva ao afirmar que, ao autorizar atividades práticas laboratoriais e estágios à distância, repercutirá negativamente na qualidade do ensino das profissões da área da saúde. Para o FCFAS, a concepção e estruturação curricular desses cursos de graduação que implicam em interdisciplinaridade e interatividade fundamentadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos da área da saúde e, na perspectiva do acolhimento de acordo com o expresso nos princípios do Sistema Único de Saúde, se tornam inviáveis por via remota.

Além disso, nos cursos da área da saúde, as atividades práticas ocorrem desde o início da formação, visando à construção de aproximações e aprofundamento diante dos problemas concretos da realidade. O arcabouço teórico-vivencial nos diversos cenários de práticas deve permitir que o estudante desenvolva uma nova práxis e compreenda como se dão as relações no campo profissional. Para a área da saúde, além de saber ou conhecer um fenômeno, é imprescindível aplicar o conhecimento para a resolubilidade de situações ou problemas reais, como apontam diversas manifestações do FCFAS desde o ano de 2011.

O Presidente do CFO, Juliano do Vale, corrobora com a argumentação apresentada pelo FCFAS. “A depreciação do ensino da forma como é conduzida pela Portaria MEC 544 traz prejuízos irreversíveis não somente ao aprendizado, mas coloca em profundo risco a saúde da população. As aulas práticas e estágios nos quais os estudantes são inseridos constituem os principais locus de vivências de formação da área da saúde para o desenvolvimento da expertise profissional que levam à experiência de saber cuidar, tratar com respeito, dignidade, ética, segurança do usuário, família e comunidade”, completou.

A Nota Pública foi encaminhada ao Ministério da Educação, ao Conselho Nacional de Educação, à Secretaria de Educação Superior (Sesu), à Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) e ao Fórum dos Conselhos Federais das Profissões Regulamentadas (FCF).

CLIQUE AQUI e acesse a Nota Pública na íntegra.

CLIQUE AQUI e confira o posicionamento do CFO contra a Portaria MEC 544/2020.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO.